terça-feira, 18 de dezembro de 2012

PASTOR OU PREGADOR?

Cada dia que se passa tenho mais certeza de que toda igreja precisaria de um pastor e um pregador, no mínimo. Fico aqui pensando o que, realmente, significa ser um Pastor nesses tempos em que o verdadeiro sentido de tudo que é o amor que o Senhor Jesus nos deixou é tão raro de se ver. 
Na palavra de Deus em  1TM 3:1-7, Ele diz:

Esta é uma palavra fiel: se alguém deseja o episcopado, excelente obra deseja.
Convém, pois, que o bispo seja irrepreensível, marido de uma só mulher, vigilante, sóbrio, honesto, hospitaleiro, apto para ensinar;
Não dado ao vinho, não espancador, não cobiçoso de torpe ganância, mas moderado, não contencioso, não avarento;
Que governe bem a sua própria casa, tendo seus filhos em sujeição, com toda a modéstia
(Porque, se alguém não sabe governar a sua própria casa, terá cuidado da igreja de Deus?);
Não neófito, para que, ensoberbecendo-se, não caia na condenação do diabo.
Convém também que tenha bom testemunho dos que estão de fora, para que não caia em afronta, e no laço do diabo.

Vejo que Ele deu ordens ao caráter e de como o inspetor da igreja deve se comportar. Entretanto, volto ao primeiro parágrafo quando vejo que em Ef4:11 Ele nos fala:


E ele mesmo deu uns para apóstolos, e outros para profetas, 
e outros para evangelistas, e outros para pastores e doutores, 

E é aí nesse versículo que eu tenho mais certeza do que estou falando. Porque quando Ele diz, através do Apóstolo Paulo: ... "e outros para pastores e doutores"... 
Gente, doutor é o que trata e pastor apascenta, ambos cuidam de seus pacientes e de suas ovelhas. O pregador ensina. Mas, nós filhos de Deus nessa Terra precisamos de ambos. 
Há dez anos vim para o nordeste e desde então visito diversas Igrejas e tenho percebido o quanto faz falta aquele Pastor que cuida de todos. As igrejas evangélicas a cada dia que se passa estão sendo ADMINISTRADAS e não cuidadas. Não há mais pastores! Vejo homens preocupados em pregar uma palavra impactante mas, não consigo ver esses mesmos homens cuidando de seu rebanho. Rebanho esse que Jesus cobrará tal cuidado. Tenho certeza!
Ora é maravilhoso ter um bom pregador em nossas igrejas. É ótimo saber que sentaremos lá nos bancos e sairemos cheios do Espírito Santo porque houve um bom evangelista pregando a Palavra. 
Mas, e quando um de nós tem problemas? a quem nos dirigimos? Quem ouvirá nossas dúvidas, anseios? Quem apascentará o rebanho?



Jo 10:11 Eu sou o bom pastor. O bom pastor dá a sua vida pelas ovelhas.


3 comentários:

  1. Oi CE, vc tá certa. O jeito é conhecer a Jesus, contar com Ele, ou seja, amadurecer na fé.
    Pois a vaidade hoje em dia muitas vezes está acima do amor entre os líderes do evegelho.

    ResponderExcluir
  2. Pastor que não cuida de ovelhas NÃO É PASTOR!
    Entenda que o chamado é Funcional! Não existe escola de pastores!
    (Já deu para perceber que sou totalmente contra os ditos "Seminários" de formação pastoral)
    Faz parte da historia do Cristianismo querer institucionalizar as coisas e querer decidir por si mesmo as funções, esquecendo que a vocação vem de Deus e não do Homem!
    E esse erro é cometido logo no inicio da Igreja Primitiva.
    Atos 1:1-26
    Jesus em suas ultimas palavras antes de ser elevado aos Céus ordena uma única coisa aos seus discípulos e apóstolos(v.4), mas adivinha qual foi a primeira coisa que os apóstolos fizeram quando Jesus se foi?
    Tchan, tchan, tchan, tchammmmm...
    Uma reunião, bem na verdade, eles todos os dias se reuniam para orar e em um desses dias, Pedro tem a brilhante ideia de tentar cumprir uma profecia bíblica através de um 'concílio' - se é que posso chamar assim.. hehehe.
    Realmente a profecia bíblica sobre a traição, o campo de sangue e outro ocupando o lugar de Judas existem(Sl 41:9; 69:25; 109:8) ao qual Pedro fala(v.20). Contudo, Eu, Ismael Batista, interpreto como sendo um erro de Pedro e dos demais com ele, de querer a força cumprir uma profecia bíblica.
    Todos os Apóstolos foram escolhidos a 'dedo'. Jesus passou aproximadamente 40 dias com eles após sua ressurreição(v.3). Pense comigo... Se Jesus quisesse naquele momento, substituir o lugar de Judas por outro discípulo que estivesse com Ele desde o seu batismo até o dia que foi elevado(v.22), Ele não o faria?
    Mas não fez? Por que?
    Bom, a minha singela opinião e interpretação, é que Cristo estava esperando o momento certo que novamente a dedo Ele mesmo iria designar o Apostolo sucessor de Judas. E advinha quem foi?
    O que nasceu como um 'abortivo' ou como diria a NVI 'como a um que nasceu fora de tempo'(1Co 15:8). O apostolo Paulo, não por nomenclatura, mas sim por vocação!
    Eu defendo essa tese, talvez esteja errado, talvez não, mas fica uma pergunta. Quem é que vai sentar no 12° trono quando Jesus for Julgar Israel?(Mt 19:28), Paulo escolhido a dedo ou Matias no sorteio? hehehe
    Eu fico com Paulo.. kkkk

    Isso tudo foi a introdução. kkkkk

    Chamado é Vocacional! Não sou contra os seminários, muito pelo contrario, mas seminário nenhum pode formar um Pastor! Os que tem vocação precisam do seminário, mas não é isso que vai tornar eles pastores!
    O cara que vive pregando de púlpito em púlpito, NÃO É PASTOR! É somente um pregador! A tarefa do pastor é cuidar de ovelha, ministrar a palavra, aconselhamento, administração, etc, etc, etc.. Tudo que gira em torno da Igreja(Corpo invisível de Cristo).
    Mas nós somos fãs de títulos! E mesmo que seja uma mentira, queremos um título!
    Sem falar na modalidade de pregadores que só pregam pra igreja e na igreja. Tenha dó! A mensagem da Cruz ninguém quer pregar, mas 'Os Cavaleiros do Apocalipse'... 'Os irmão pira' kkkkk
    Você vê que os conteúdos dessas mensagens são muito mais um pragmatismo empírico do que a exposição clara da Palavra de Deus! Cheias de frases de efeitos e jargões, achando que barulho representa PODER! E no final das contas, não acrescentando em nada para a vida de ninguém se não um evangelho somente emocional, ou o evangelho do 'Sentir'.

    Se você sente a vocação de Deus, seja para pastor, missionário, evangelista, presbítero ou seja lá o que for, entenda que o Chamado é vocacional, funcional e vem de Deus! E você precisa se capacitar e agir conforme o seu chamado! Se minha vocação é para ser um 'mestre' na palavra, com certeza eu não vou investir meu tempo numa faculdade de musicalização!

    Bom, quase ninguém consegue ler até o final.. Então outro dia continuo, e vou tentar ser um pouco mais sucinto.. kkkkk

    ResponderExcluir
  3. [Eu escrevi isso a alguns meses atrás e postei no meu Face, pensei que você gostaria de ler. Ah, uma coisa só a nível de correção e conhecimento. O 'doutor' que é mencionado por Paulo, não seria o medico, mas sim aquele que se dedica ao aprendizado profundo da Palavra. Mas é só um detalhe. :)]

    Ismael Batista

    http://semnocaogospel.blogspot.com.br/2012/12/encarar-e-protestar.html

    ResponderExcluir

Oi, tenho certeza que vou gostar muito de moderar com o seu
comentário. Se quiser deixe seu contato tb.