segunda-feira, 31 de dezembro de 2012

EVANGELHO E CARNAVAL


01/01/2013
Bloco de carnaval Evangélico
Tenho muitas dúvidas e preciso aprender a cada dia. Isso é um fato. 
Mas, como cristã e pessoa madura que sou,creio que posso exprimir minha opinião sem ferir ninguem; apenas expressá-la.
Até porque é por esse motivo que temos um blog e concordamos em moderar com muitas outras pessoas.
Para mim o ato de trocar idéias respeitosas e construtivas é mais um modo de aprender incessantemente sobre a Palavra Viva: Jesus.

Penso que talvez estejam enganados aqueles que evangelizam no carnaval, na mesa de um bar, nos bailes funks, em boites, etc. Pesquisei durante um bom tempo para saber se de alguma forma eu poderia estar equivocada e pensando com arrogância ou, quem sabe, talvez de uma maneira arcaica. Já que cada ano que se passa mais e mais jovens querem evangelizar nestes locais.
Entretanto, em nenhum momento bíblico pude encontrar boas razões para esses eventos "evangélicos".
Mas, coloco-me à disposição para aprender e entender os motivos que levam pastores a aceitar tal comportamento.
Não quero com isso afirmar que nossos moços não tenham a real intenção de mostrar ao mundo o verdadeiro amor de 
Jesus Cristo. Porem, será que nossos líderes espirituais não deveriam rever esse conceito do "tupo se pode"?

Há um provérbio que diz: Ouvi, filhos, a instrução do pai, e estai atentos para conhecerdes a prudência. PV4:1
Se o pai não orienta com prudência, como o filho a encontrará?

Não penso que seja correto ir ter com os que buscam Sodoma e Gomorra.
Aparte-se do mal, e faça o bem; Busque a paz, e siga-a. 
1 Pedro 3:11

Essa semana vi diversas vezes postagens que diziam o seguinte: "A carne é fraca e pecado não é tempero"
Por que deixarmos meninos e meninas a mercê de tentações e lascívias? Eles precisam cada dia mais de orientação e Palavra de Deus; da liderança consciente de que não se conserta o mal com o mal.

Porque os que são segundo a carne inclinam-se para as coisas da carne; mas os que são segundo o Espírito para as coisas do Espírito.
Porque a inclinação da carne é morte; mas a inclinação do Espírito é vida e paz.
Porquanto a inclinação da carne é inimizade contra Deus, pois não é sujeita à lei de Deus, nem, em verdade, o pode ser. Portanto, os que estão na carne não podem agradar a Deus. 
Romanos 8:5-8 

Aqueles que são a favor desse tipo de "evangelização" talvez encontre justificativas para tal ação. Mas, tenho certeza que numa reflexão mais profunda da vontade do Senhor, chegamos à conclusão de que isso não é bom para nossos futuros líderes.

Aparte-se do mal, e faça o bem; Busque a paz, e siga-a. 
1 Pedro 3:11


4 comentários:

  1. Oi Ce, acho que está fazendo confusão, a alegria da diversão é boa, ruim é maneira de agir de certas pessoas. É bom conhecer a Deus na aegria, é um mérito, pois normalmente nos achegamos a Deus na dor. É válida a evangelização em certos locais festivos, sem exagero.

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Ana, não fiz confusão. Por isso especifiquei q estou aqui para tirar minhas dúvidas - só expus meus pensamentos e continuo sem concordar mto com isso. É só uma opinião!

      Excluir
  2. Interessante o que você escreveu. Não podemos deixar de frisar que nem tudo é realmente valido para a anunciação do Evangelho, mas isso vem mais da intenção do coração, do que da forma como é feita.
    Muitas pessoas poderiam chamar atos de evangelismo como esses de 'Aparência do Mal'. Mas afinal de contas?! O que é a aparência do mal?
    Gosto muito da explicação que o Caio Fabio ´da a ela:"Paulo nos ensinou que evitássemos toda “aparência do mal”.

    Mas o que é tal coisa?

    Ora, a aparência do mal é o julgamento da Moral, da maioria, do juízo da mediocridade ou do olhar ignorante e que interpreta com malicia..; assim: “aparência do mal” é o olhar do outro.

    Há ocasiões em que não se deve evitar a aparência do mal. Quando? Ora, quando o que está em jogo é mais importante do que “os outros” pensem de mim, pois, o que eu esteja fazendo seja bom, ainda que para a maioria seja “mal na aparência”. Além disso, tais situações somente devem ser vividas quando se trata de seguir o amor em relação ao meu próximo; e não por um capricho meu...

    É insensatez viver a aparência do mal apenas por capricho ou rebeldia infantil!

    Jesus se expôs à aparência do mal sempre que foi necessário. Sim, sempre que se tratava de ajudar alguém, não importando a interpretação.

    Isso, porém, tem que se submeter a uma hierarquia de valores... e que viaja do gosto pessoal caprichoso [aparência do mal insensata] ao que seja interesse legitimo do próximo quando está em grande necessidade [aparência do mal como solidariedade].

    O jovem Jesus conversando num lugar solitário com uma jovem e bela mulher, na beira de uma fonte solitária, foi para os discípulos “aparência do mal”, posto que “se admirassem que conversasse com uma mulher”, embora nada Lhe tenham dito.

    Assim, viver na “aparência do mal” sem que seja por algo mais importante do que a interpretação maliciosa, é solidariedade. Mas fazem isso por capricho, quando não é pecado contra consciências mais fracas, é, no mínimo, imaturidade.

    Dá pra escrever um livro sobre isso [que não é só isso], mas o que aqui disse é a essência do que “aparência do mal” do mal é.

    Nele, que nunca fugiu da solidariedade, mesmo contra as piores interpretações,

    Caio"

    Enfim, creio que o mover de Deus não tem limites, e a intenção de nossos corações irá fazer uma diferença grande. Não falo do incentivo a copiarmos coisas do mundo para trazermos pessoas da igreja, creio que isso se encaixe em outro assunto.

    Entendo de que não devo esperar que uma prostituta venha visitar a igreja ao qual congrego, mas sim de que eu fui chamado para ir ao encontro dos perdidos e não o inverso.

    O apartar-se do mal, e não pratica do mal.Por que se fossemos levar isso ao pé da letra, seria necessario sairmos do mundo como disse o proprio Cristo.
    Como diria alguns amigos meus, o evangelismo é a "Graça da Garça", estar com os pés na lama mas não se sujar.

    Ótima Assunto.

    http://semnocaogospel.blogspot.com.br/2012/12/desapaixonado-pelo-ceu.html

    Ismael Batista

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Ismael, super obg por suas palavras. Vc me fez ver a coisa de uma maneira diferente ... obg de coração.

      Excluir

Oi, tenho certeza que vou gostar muito de moderar com o seu
comentário. Se quiser deixe seu contato tb.